En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Antônio Manoel de Barros Filho (Acará, na época pertencente a Belém, 13 de fevereiro de 1899 - Belém, 1 de julho de 1922), mais conhecido como Suíço (Suisso, na ortografia da época ), foi um futebolista brasileiro que atuava como half esquerdo ou como ponta-direita. Notabilizou-se por ser o primeiro jogador convocado pela Seleção Brasileira de Futebol, e único pela seleção principal, vindo diretamente de um clube paraense, no caso o Paysandu. A convocação foi para a Copa América de 1921, para a qual não pôde, porém, embarcar.
Ele é naturalmente um dos maiores ídolos da equipe alviceleste, que tem em "o clube de Suíço" uma de suas alcunhas. Seus movimentos eram descritos como ligeiros e imprevisíveis. Com ele, o Paysandu venceu pela primeira vez o clássico Re-Pa, na terceira edição do duelo. Suíço também participou dos três primeiros títulos estaduais do clube, em um tricampeonato invicto entre 1920-22, com 100% de aproveitamento no primeiro, invencibilidade no segundo e a maior goleada da história da competição no terceiro, no que foi justamente a última partida do jogador.